sábado, 28 de março de 2009

A Centenária Igreja das Mercês de Cachoeira do Campo

A Igreja das Mercês de Cachoeira do Campo - MG

Pouco documentação escrita se tem encontrado sobre a história da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. O mais valioso documento é o “Termo de Compromisso e Instituição da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês da Redenção dos Cativos da Freguesia de Cachoeira do Campo”, valioso manuscrito datado de 11 de Março de 1886 e que pode ser encontrado no AEAM (Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana).
Outro importante relato é do benfeitor cachoeirense, Padre Afonso de Lemos, que em sua obra inacabada “Monografia da Freguesia da Cachoeira do Campo” menciona a data da construção da atual igreja: 1908. O Padre Afonso foi o responsável pela criação da irmandade ou pelo menos participou do seu processo de formalização, uma vez que foi pároco de sua terra natal de 1872 a 1911.
Da história oral recolhida junto à população - especialmente entre as pessoas mais idosas - vem o curioso relato da existência de uma capela primitiva no mesmo local da igreja atual, que teria abrigado a antiga imagem de Nossa Senhora das Mercês (que até hoje ainda é preservada). Há quem diga que nesta antiga capela existia um altar todo talhado com vários anjos em seu ornamento. Infelizmente, nem da capela e nem do altar restou informação concreta. Especialistas, contudo, acreditam que houve mesmo uma capela mais antiga, erguida no mesmo lugar, e da qual proviria a referida imagem.
A atual e já centenária igreja foi erguida toda em tijolos por obra do Pe. Afonso de Lemos, sendo concluída, como já dito, em 1908. A Igreja possui traços que nos remetem, externamente, ao estilo neogótico. Sua fachada curva possui uma única torre sineira central. Seu interior possui três altares de madeira escura, possivelmente de jacarandá.
Conta-se que, logo inaugurada, Padre Afonso a utilizou muitas vezes como sala de aula: numa época de poucas escolas, este artifício era comum, pela carência de edifícios específicos. Muitas pessoas em Cachoeira ainda se lembram com saudade a época em que a igreja também serviu como o Oratório Festivo dos Salesianos.
Durante muitos anos esteve praticamente abandonada até que o teto primitivo desabou na década de 1980, fato que chamou atenção da imprensa na época. Anos mais tarde, após outros longos anos fechada, teve uma ampla reforma do telhado, recebendo pintura completa de suas paredes internas e externas, sendo reinaugurada em 07 de Março de 1998.
No decorrer deste ano, com mobilização da comunidade, foram restaurados o piso da torre, a escada do coro, reparos no telhado, no altar-mor e nas duas imagens da padroeira (Nossa Senhora das Mercês). Esta reforma abriu caminho para hoje celebrarmos o seu glorioso centenário.
Este é um breve histórico da Igreja de Nossa Senhora das Mercês da Redenção dos Cativos de Cachoeira do Campo, templo elegante localizado no alto de histórica colina. Vista ao longe, com a imponente Serra da Mãe-Graça de fundo, a singela igreja chama atenção como marco pitoresco na paisagem urbana cachoeirense.



Por Rodrigo Gomes
Projeto Redescobrindo Cachoeira
www.cachoeiradocampo.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário